-
-
-
Edifício E-Business, Avenida Rio Verde,
Sala 1609, Vila São Tomaz, Aparecida de Goiânia-GO
Sendo um conceito exclusivo do Direito Imobiliário, a due diligence é uma auditoria de análise e avaliação profunda de documentos. É uma atividade de caráter extrajudicial e aplicada, exclusivamente, para negócios de compra e venda de imóveis.
O termo vem de "diligência prévia", e essa auditoria deve ser prestada pelo profissional advogado especialista no segmento do Direito Imobiliário. É feita a análise de informações e documentos do imóvel e das pessoas envolvidas no processo, com o objetivo de mais que somente o fornecimento de um parecer das negociações, mas também de possíveis riscos futuros.
A due diligence é realizada com a total imersão, da parte do profissional, na documentação apresentada no caso em questão. Por, no geral, se tratar de uma vasta papelada, é necessária a atenção redobrada na análise, com muita pesquisa e considerações. O processo pode ser lento, dependendo do caso.
Para o advogado responsável, é importante ter acesso ao maior número de documentos possível. Entretanto, alguns deles são essenciais:
Regulamento interno do condomínio;
Convenção de condomínio;
Cópia do Registro de Incorporação;
Planta do imóvel;
Habite-se;
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros local (quando necessário);
Alvará;
Projetos aprovados pela prefeitura;
Memorial descritivo;
Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica;
Certidões Negativas de ISS e INSS;
Projetos de infraestrutura gerais (hidráulica, elétrica, estruturais).
Essa prática costuma ser realizada por advogados e corretores com experiência na área do Direito Imobiliário. É necessário o suporte de um profissional especializado, para análise correta dos documentos levantados e indicação das melhores soluções para problemas que, por ventura, possam surgir.
Costuma surgir uma dúvida: o corretor de imóveis já não realiza esse trabalho? Esse processo, de fato, já é incluído na comissão de um consultor imobiliário, inclusive sujeito a multa quando não realizado. Os corretores, de acordo com o artigo 723 do Código Civil, são obrigados a verificar toda e qualquer documentação existente e que compete à negociação trabalhada. No entanto, esse serviço, quando prestado por corretores, não é tão detalhado.
Muitos consultores imobiliários preferem, então, buscar pelo conhecimento necessário para a due diligence, contando com uma consultoria jurídica do advogado especializado em Direito Imobiliário, e até cobrando por esse serviço à parte. Tudo para que a análise seja feita com cuidado, e evitar que a negociação seja insegura para alguma das partes.
A Gonçalves & Silva conta com uma equipe especializada em Direito Imobiliário, que presta consultoria e assessoria nos principais segmentos da área. Converse conosco para conhecer nossas soluções.